Road trip verão 2020 – Dia 6

Praia O Moínho – Mação

Como os últimos dias foram de pacatez e moleza, com relativos poucos quilómetros percorridos por dia, e como tínhamos semi-planeado uma minivolta a Portugal, era tempo de dar corda às sapatilhas e fazer-nos à estrada como se não houvesse amanhã. É caso para dizer que o sexto dia foi puxadinho..
Saímos de Benquerença em direção a Castelo Novo, onde queríamos visitar a zona histórica e aproveitar para molhar os pés na praia fluvial. Estacionámos a bicha próximo da praia fluvial de Castelo Novo e subimos a pé até à zona histórica. O dia estava bastante quente. Aspeto interessante é que a localidade tem inúmeras bicas fartas de água fresca e cristalina, não estivéssemos nós em terra das conhecidas Águas do Alardo. Subimos até à zona do castelo apreciando as ruas e casas de pedra.

Junto ao castelo, entrámos no posto de turismo e ouvimos uma breve descrição do que visitar, aproveitando também para comprar o íman da praxe e vinho da região (que, no decorrer deste périplo, acabou por ser também da praxe..). Do castelo, avista-se a planície que vai até à não muito longínqua aldeia de Monsanto, empoleirada no seu monte.

Depois do castelo fomos espreitar uma antiquíssima raridade, anterior aos tempos da Maria Cachucha: a “Lagareta”, que foi utilizada como lagar de vinho por sucessivas gerações de castelo-novenses.

Depois deste passeio, a praia fluvial esperava-nos: água ultra-límpida, temperatura agradável, frescura garantida num dia de calor! Soube a pato..

Rodas na estrada, fomos em direção à praia fluvial de Lavacolhos, localidade que dá nome à praia. Já na localidade, tivemos mais uma daquelas sensações de “estamos a meter-nos num 31..” patrocinado pela bicha, quando vimos a estrada de acesso à praia. Tempo de fazer um reconhecimento a pé e lá percebemos que o estreitamento era só numa parte diminuta e que o declive era aceitável, pelo que pudemos ir com ela até às margens da ribeira da Gardunha. A praia e zona de lazer envolvente são bem cuidadas e prazerosas.

Picámos o ponto, dando um mergulho no rio e lá continuámos a nossa viagem em direção a Orvalho, concelho de Oleiros, onde pretendíamos fazer uma pequena parte do percurso pedestre dos passadiços, para ver a cascata da Fraga de Água D’Alta. Estacionámos junto ao acesso da escadaria do passadiço e por ali ficamos o tempo suficiente para testar a água e tomar um duche debaixo dos pingos de água que caíam do alto. Uma nota relativamente ao percurso, daquilo que tivemos oportunidade de ver, trata-se de um trajeto bastante sinuoso e com muitas escadarias ao longo do mesmo, se voltarmos para o fazer na totalidade, será concerteza no outono ou primavera, com tempo ameno.

A nossa intenção era pernoitar junto da praia fluvial de Cardigos, no concelho de Mação, mas.. A praia em si.. Tão bom, tão bom que nem fotos! Contextualizando, estamos a falar numa das praias mais badaladas da região, tendo encontrado, no decorrer das pesquisas, muitos comentários de excelência. Íamos com expetativas muito altas. A realidade: piscina de fundo azul, que faz aproveitamento da água de uma pequena ribeira. Nem sequer deu para poder apreciar a zona de lazer, nem parecia estarmos em tempo de pandemia.. Apesar da vontade ser de fugir dali depressa, tivemos de fazer o teste à água e, pois bem, já vimos piscinas com menos cloro.. Poucos minutos de refresco chegaram. Fomos para a bicha pensar na nossa vida! Já era tarde e tínhamos de decidir onde ficar a dormir. Uma vez que fomos avisados por um local que a polícia andava a multar a malta das vans e autocaravanas que optava por pernoitar ali, fomos para a área de serviço de autocaravanas de Mação. O local é um amplo espaço de estacionamento junto aos bombeiros e GNR, não sendo dos espaços mais agradáveis, tendo a seu favor o facto de dispor de eletricidade gratuita para duas caravanas.. Inicialmente sozinhos, lá chegaram mais duas autocaravanas. Ainda deu para um parlapié com um casal com dois filhos ainda em tenra idade, ficando a saber que andavam a fazer uma roadtrip pelas praias fluviais da zona centro do país.

praia fluvial – Castelo Novo
Subscribe
Notify of
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments